sábado, outubro 06, 2007

É por aqui...


"Pensei de novo nas montanhas e nos alpinistas que encontrámos quando passeávamos. Eram jovens, tinham roupas coloridas para chamar a atenção caso se perdessem na neve e conheciam o trilho certo até aos cumes.
As encostas já estavam cravejadas com espigões de alumínio: tudo o que precisavam fazer era passar, através dos ganchos, as cordas e subir com segurança.
Estavam ali para uma aventura de feriado e na segunda-feira retornariam aos seus trabalhos, com a sensação de terem desafiado a natureza – e vencido.
Mas não era nada disso. Aventureiros foram os primeiros, os que decidiram descobrir os caminhos. Alguns não chegaram nem a metade e caíram em fendas nas rochas. Outros perderam dedos, gangrenados pelo frio. Muitos nunca mais foram vistos. Mas um dia alguém chegou ao cimo daqueles picos.
E os seus olhos foram os que primeiro viram aquela paisagem e o seu coração bateu de alegria. Ele tinha aceite correr os ricos e agora honrava – com a sua conquista – todos os que tinham morrido enquanto tentavam.
É possível que as pessoas lá em baixo pensassem: «Não há nada lá em cima, apenas uma paisagem; qual é graça disso?»
Mas o primeiro alpinista sabia qual era a graça: aceitar os desafios e ir adiante. Saber que nenhum dia era igual ao outro e que cada manhã tinha o seu milagre especial, o seu momento mágico, onde velhos universos se destruíam e novas estrelas se criavam.
O primeiro homem que subiu àquelas montanhas deve ter feito a mesmo pergunta, ao olhar para aquelas casinhas lá em baixo com as suas chaminés a fumegar: «O dia deles parece sempre igual; que graça tem isso?»"
Coelho, P. (1994) Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei. Lisboa: Pergaminho.

2 comentários:

IsA disse...

aaiiiiiiiiii

ADOREIIIII :)

andas com bons gostos LOLOL foi preciso eu sair dai pra ficares com bons gostos :)

que texto tao simples e tao verdadeiro :) ... como so o Paulo Coelho o sabe fazer ;) ... aqui em salamanca orgulho me por ver que em qualquer livraria ou hipermercado o Paulo Coelho esta sempre em destaque ... em grande destaque mesmo! nunca pensei :) ...

Quanto ao texto ... o quanto sabe bem sermos diferentes ... nao é verdade?! fugir à regra ... à rotina ... e ao mesmo tempo à futilidade tao facilmente dectetavel a olho nu ... nao é verdade my brother?! ...

um xiiii do tamanho do mundo :)

Anônimo disse...

Realmente, andas com uns gosto literários muito bons!!! Adoro esse livro (ou não o tivesse oferecido à minha melhor amiga...sim, a Su :D), e esse autor.. faz-nos pensar né???
Tou a gostar de ver esta tua faceta mais... como hei-de dizer... verdadeira!!sentimental!!algo do género!! ;)
Um grande beijinho pa ti meu amigo :)