sexta-feira, novembro 23, 2007

Autismo

Porque o autismo existe…
Porque a diferença existe...

Ser diferente, não é ser melhor ou pior…
Ser diferente é apenas ser diferente…

Temos de estar sensíveis para a diferença…

A palavra "autismo" foi cunhada por Eugene Bleuler, em 1911, para descrever um sintoma da Esquizofrenia que definiu como sendo uma "fuga da realidade". Kanner e Asperger usaram a palavra para dar nome aos sintomas que observavam nos seus pacientes.

Características do autismo

Dificuldade na interacção social:

  • Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contacto visual, expressão facial, gestos);
  • Dificuldade em fazer amigos;
  • Apresenta dificuldade em compartilhar suas emoções;
  • Dificuldade em demonstrar reciprocidade social ou emocional.

Prejuízos na comunicação:

  • Atraso ou falta de linguagem verbal;
  • Para aqueles onde a fala é presente, verifica-se uma grande dificuldade em iniciar ou manter uma conversa;
  • Uso estereotipado e repetitivo da linguagem;
  • Falta ou dificuldade em brincadeiras de "faz de conta".


Há alguns anos, as alterações de linguagem apresentadas por autistas foram consideradas apenas uma característica do transtorno, porém, actualmente as questões de linguagem são consideradas como um dos principais problemas do Autismo.


Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades:

  • Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados;
  • Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
  • Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
  • Preocupação insistente com partes de objectos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho, por exemplo).


sexta-feira, novembro 16, 2007

Frases soltas!

“A morte não é a maior perda na vida. A maior perda é tudo aquilo que morre dentro de nós enquanto vivemos.”
Norman Cousins

quinta-feira, novembro 15, 2007

O Mundo não abana...


O Mundo não abana, mas …

Mas são 6:15 da manha e acabo de chegar a casa de uma festa. Festa, essa onde o principal objectivo era não pensar em tudo o que me vem modificando nestes últimos tempos e poder estar com alguém que me tem marcado.

Ainda assim…

O meu mundo não abana, mas tem momentos em que a estupidez e egoísmo humano deixam-me revoltado e me fazem ter momentos de pseudo insanidade.

Tenho plena consciência que neste momento não sou o dito “normal guito” ando apático, ando distante e sempre com um semblante muito carregado. Não é preciso ninguém me dizer que não ando bem, ainda tenho noção da realidade, contudo, existem amigos que a cada dia que passa me marcam mais e me deixam mais ligados a eles, faço questão de referenciar o Mário e o Ferraz, que em momentos como este não me vem “foder” a cabeça mas sim com preocupações sinceras sobre mim.

Sendo a coisa mais importante de hoje, que me deixaria a pensar, a frase do Ferraz durante o aquecimento do jogo “Fofinho, que se passa contigo? Já tenho saudades de te ver sorrir!” Isto é algo que eu nunca pensei ouvir de ninguém, muito menos daqueles pelos quais eu dou tudo o que tenho.
Ou então alguém como o Mário, que vem directamente falar comigo e pergunta sem rodeios, “O que tens, porque andas assim? Fazes falta!” E tenta-me fazer ver que não estou correcto e indica-me o caminho a seguir.
Assim, com pessoas como estes dois o meu mundo certamente iria ser bem mais abrangente.

Mas não, as pessoas continuam a olhar só para elas…

Alias, no fim desta noite de festa, acabo por sair pior do que cheguei.
Vou dirigir isto directamente a alguém, que muito facilmente, se aqui vierem iram perceber.

Eu sei que não me conheces realmente bem, mas digo-te, quando eu próprio afirmo que “não estou com cabeça”, o melhor que tens a fazer é parar, não insistir constantemente em bater naquele tema que não quero falar. Eu nunca, ou quase nunca digo que não quero falar sobre algo, especialmente se me envolve a mim, sou demasiado honesto comigo mesmo para não o fazer, quando tenho problemas ou sinto necessidade de dizer algo eu digo.
Mas desta vez eu fui sair para estar com os amigos, ganhar um novo alento e não para aturar os teus filmes. Já falei, já fui muito honesto contigo e mais não te posso fazer, ainda assim, digo-te que deves repensar muito bem os teus comportamentos e atitudes se queres continuar no que até aqui tem sido, como bons amigos.

A outra pessoa a que me vou referir, deixo-te uma simples frase de reflexão caso queiras ver além do óbvio: “Para sermos realmente diferentes não basta dize-lo é preciso faze-lo”.
...
...
...

Eu não sei se algum autor já utilizou este pensamento, mas que eu o utilizo há muito tempo para mim e que lá cheguei por as minhas custas e que nunca o vou abandonar, isso é certo.

Quero paz, sossego, alegria e principalmente muita tranquilidade…

Mais não vale a pena dizer, porque os sentimentos envolvem a racionalidade e como tal, quis apenas deixar um simples alerta.

E vou me deitar…

quarta-feira, novembro 14, 2007

Frases soltas!

Quem me conhece sabe, por norma ando sempre com uma olha solta por perto, com o intuito de captar uma frase com conteúdo e digna de reflexão. Após algum tempo de pesquisa (como diz o meu mui nobre jumento ;) ) decidi criar aqui uma temática de frases soltas que têm como mero intuito dar um nível que profundidade e introspecção aos poucos leitores que acompanham a evolução deste meu blog.

Como toda a gente sabe, tudo começa com um início, como tal a minha primeira frase solta fará questão a esse início, ao início de tudo aquilo que existe e ao início desta nova dinâmica…

"Todos os dias é um dia novo, todos os dias começa algo novo é o principio."
Robin Sharma

P.S: Não venho com isto, aumentar o erotismo que fizeram questão de referir por esses blogs fora que o meu blog possui…

Um abraço e um beijo